Close

22/06/2016

Links semanais #2

destaque-links-2

Nesta versão dos Links semanais temos referências de diversas áreas de nosso interesse, além de alguns links fora do desenvolvimento front-end:

Front-End

  • Web Standards Project: Re-ignited!: Molly Holzschlag, uma das precursoras do movimento Web Standards está de volta, disposta a colocar o projeto na ativa novamente com o intuito de preservar os padrões e o profissionalismo da nossa comunidade, algo que tem ficado um pouco de lado de uns anos para cá.
  • BEM Syntax Visualized: forma didática para exemplificar o funcionamento da nomenclatura BEM (Block Element Modifier) para alguns elementos comuns em nossas páginas. Particularmente não utilizamos a metodologia, mas certamente pode ser útil para equipes envolvidas em grandes projetos.
  • Style Guide Driven Development with Atomic Docs: artigo relatando como funciona o Style Guide Driven Development, na qual pensamos de forma modular para a montagem das páginas, de forma que os elementos possam ser facilmente reaproveitados durante todo o projeto e suas futuras atualizações. Neste caso específico está sendo utilizado o Atomic Docs como base para o desenvolvimento.
  • The Essential Meta Tags for Social Media: espécie de cheatsheet com um guia direto para as meta tags a serem utilizadas (Facebook e Twitter) e melhores práticas que facilitam o compartilhamento correto do seu conteúdo e análise dos dados.
  • Content Jumping (and How to Avoid It): maneiras de contornar os problemas causados por aqueles saltos que acontecem quando um conteúdo é carregado independente do restante da página (ex: requisições Ajax), gerando um efeito desagradável aos usuários.
  • Angular 1.x styleguide (ES2015): boas práticas e metodologias para desenvolvimento de aplicações em Angular JS. Sempre bom ficarmos atentos a este tipo de referência!
  • 10 Cool Things You Can Do with CodePen and JavaScript: exemplos de ferramentas que facilitam e incrementam o uso de JavaScript no CodePen, como por exemplo o uso de diversas bibliotecas e validação do código em tempo real.
  • Blisk: Your Next Web Development Browser?: estamos acostumados a utilizar diversas ferramentas que visam facilitar nosso fluxo de trabalho, porém a instalação, manutenção e atualizações podem ser um tanto quanto incômodas. Com isso em vista, o navegador Blisk tem como intuito atender os desenvolvedores web e juntar diversas dessas ferramentas em um só local.
  • Quick Tip: How z-index and Auto Margins Work in Flexbox: confesso que ainda me perco um pouco na aplicação de Flexbox, devido seu comportamento diferenciado. Este artigo visa demonstrar como atingir determinados comportamentos nesta técnica, talvez não tão óbvios para todos no momento de serem aplicados.
  • Improving CSS quality at Facebook and beyond: imagine a dificuldade para manter a qualidade e padrão de escrita nos códigos do Facebook, nos quais milhares de desenvolvedores pelo mundo tem acesso. Este artigo mostra como o uso do PostCSS em conjunto com Stylelint ajudaram na padronização e validação desses códigos em CSS.
  • 7 PostCSS Plugins to Ease You into PostCSS: utilizamos PostCSS em nosso Framework FED (template para grunt-init) e este link tem alguns plugins interessantes que podem automatizar seu desenvolvimento e a manutenção da qualidade do código.

Interface

  • Colour contrast – why does it matter?: ótima referência, do governo britânico, comentando sobre a importância e dando exemplos bons e ruins na utilização do contraste de cores na Web.
  • Sitesee: galeria com belos exemplos de design para web.
  • 6 best practices for email preview text: boas práticas para elaboração dos textos de chamada para e-mail, quase como um “SEO” para atrair mais leitores para suas campanhas.