Close

14/06/2016

Links semanais #1

destaque-links-1

Nossa comunidade não para, por isso precisamos de referências constantes com novos artigos, dicas e referências de boas práticas de desenvolvimento front-end. Com este intuito estamos iniciando nossos posts semanais com links interessantes para todos nós, front-end developers.

Caso vocês também tenham referências, é só comentar em nossos posts para divulgação (caso pertinentes) na semana seguinte. Então vamos lá:

  • CSS at BBC Sport (Part 1): primeiro artigo de uma série, comenta a forma como organizaram (padrões, modularização, etc.) e desenvolveram o CSS para os sites de esportes da BBC, com ênfase especial para o peso dos arquivos, algo tão importante para projetos de todos os tamanhos. Interessante notar como um arquivo tão pequeno (9kb) abrigava praticamente 80% dos estilos do portal.
  • Google Fonts: o Google resolveu (finalmente) redesenhar sua famosa ferramenta para uso de fontes customizadas na web. Requer um pequeno período de adaptação, mas vale a pena dar uma olhada!
  • Introducing Drizzle: como já diz o título, é uma introdução ao Drizzle, ferramenta que automatiza o processo de criação de style guides e bibliotecas de elementos. Eles utilizam Node, Gulp e Handlebars para gerar os HTMLs estáticos, possibilitando a criação de elementos novos. Esse processo me lembra muito algo que já tem embutido no framework Zurb Foundation, algo que estamos utilizando recentemente na Coopers.
  • jQuery 3.0 Final Released!: nova versão do jQuery que está sendo desenvolvida desde o segundo semestre de 2014. Como sempre a equipe se preocupou com compatibilidade entre as versões anteriores, além de limpar diversos artifícios para dar suporte específico ao Internet Explorer. O que gostei muito é uma versão Slim, que tira a implementação de Ajax e animações, possibilitando fazer algo de maneira muito mais limpa e leve fora do jQuery. Dá uma visitada no link e confira todas as novidades!
  • Front End Develoment after Internet Explorer: quem desenvolve desde os primórdios dos Web Standards sabe bem das dificuldades impostas pelas limitações do Internet Explorer 6 até basicamente a versão 8 (estou sendo generoso com o 9). Este artigo de certa forma celebra os “novos” recursos CSS e HTML que podemos utilizar no dia-a-dia, graças a adoção de navegadores mais modernos pela maioria dos usuários (para aqueles que ainda precisam desenvolver sites pensando em navegadores antigos, o Blog Web Standards ainda pode ajudá-los).

É isso pessoal, espero que gostem dessa nossa iniciativa e acompanhem os próximos posts!