Close

11/05/2017

Links para o front-end developer #9

Mudamos o nome da nossa série de referências, mas a essência continua a mesma: manter a comunidade atualizada sobre as novidades para os desenvolvedores e quem trabalha com projetos Web em geral.

Então vamos aos links desta edição:

  1. ES6 Features
    Apesar de ser um padrão relativamente novo, temos muitas ferramentas usando as novas funcionalidades que o ES6 (ECMAScript 6) nos proporciona. Esta página lista diversos recursos com explicações técnicas e seu resultado.
  2. htmlreference.io
    Guia com todos os elementos e atributos do HTML, mostrando se são experimentais, self-closinginline ou block entre outras características.
  3. HTML5 Robot
    Um sistema automatizado que, baseado em respostas ao seu questionário, lhe indica os elementos mais adequados à situação.
  4. CSS Triggers
    Referência com propriedades CSS e seu impacto na renderização da página, mostrando a forma pela qual cada engine dos navegadores reage as suas alterações. Interessante para quem enfrenta problemas com performance.
  5. HTML5Pattern
    Guia com diversos padrões utilizados frequentemente no preenchimento de formulários (input patterns) em HTML5. Fique atento ao suporte dos navegadores a esse tipo de funcionalidade!
  6. What Web Can Do Today
    Saiba quais funcionalidades de dispositivos móveis (e desktops em geral) são possíveis com APIs do HTML5, com código exemplificando na prática.
  7. Moving to HTTPS Guide
    Precisa mudar seu site em WordPress para HTTPS? Este guia pode ajuda-lo com um passo-a-passo bem detalhado desde a descrição do que precisa e como configurar o sistema.
  8. WAI-ARIA Authoring Practices 1.1
    Guia mantido pela W3C com boas práticas de acessibilidade para diversas aplicações usadas na Web, desde modais até menus e sliders.
  9. Flexbox Cheatsheet
    Aprender flexbox e suas aplicações pode ser um tanto quanto confuso de início, por isso esta excelente referência serve como um guia para iniciantes como para aqueles que já tem prática mas tem dificuldades em lembrar certas propriedades e como impactam no layout.
  10. CSS Grid Cheat Sheet
    Este guia exemplifica a aplicação de CSS Grid, funcionalidade que também gera um pouco de confusão. Assim como no caso do flexbox, ter referências visuais auxiliam muito na compreensão da aplicação de tais propriedades no layout.

Espero que tenham gostado de nossa seleção para esta lista, caso tenham outras referências é só comentar!